Sobre

Quem é Eduardo M. Rodrigues?

Um Pouco de Mim

Sou um leitor ávido, desde meus primeiros dias de escola. Era um frequentador assíduo de bibliotecas e estava sempre lendo um livro. No Ensino Fundamental I, como era de se esperar, lia obras mais simples e de entendimento mais fácil, o que talvez tenha sido importante para alimentar meu gosto pela leitura. Alie-se a isto o fato de que meu pai, percebendo esta minha inclinação, vivia comprando coleções de livros e enciclopédias. Eu lia de tudo: desde livros de histórias infantis a atlas geográficos e revistas de variedades.

Quando ingressei na 5ª série, comecei a ter contato com alguns dos autores clássicos – Júlio Verne, Herman Melville, José de Alencar, Carlos Drummond de Andrade, entre outros – ao mesmo tempo que lia a famosa “Coleção Vagalume”. Nesta época, os textos de Júlio Verne me atraíam em especial, por causa da visão futurista e da escrita agradavelmente fluente do autor francês.

Já na Faculdade de Letras, conheci outros grandes autores – nomes como Machado de Assis, Charles Dickens, Mary Shelley, Luís de Camões, Bram Stocker, William Shakespeare e, em especial, Edgar Allan Poe, que foi o tema de minha monografia – o que abriu ainda mais a mente para a beleza da Literatura. Além dos nomes que eu devia ler por determinação de meus professores, descobri outros como Goethe, Tolkien, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick e George R. R. Martin.

Posso afirmar com total segurança que a leitura exerce papel fundamental na minha vida, em vários aspectos. Ela possibilitou meu crescimento pessoal e intelectual, tornando-me uma pessoa mais racional e educada. E assim – do mesmo modo que um fã de música acaba por aprender a tocar um instrumento e fazer sua própria música – acabei por começar a escrever meus próprios textos, que você poderá visualizar aqui.

Outra área que me atrai muito é a Língua Inglesa, tanto que me graduei no curso superior de Letras tendo o Inglês como língua estrangeira e literatura estudada. Além do diploma universitário, possuo o certificado FCE emitido pela Universidade de Cambridge. Emprego o idioma na leitura de artigos técnicos de tecnologia, textos literários e no estudo de linguagens de programação, bem como para escrever meus poemas.

Finalmente, sou também um aficionado por tecnologia. Possuo diploma de Técnico de Informática e especialização em Engenharia de Sistemas Baseados em Tecnologia Java pela PUC Minas. Sou desenvolvedor desde 1997 e constantemente estudo sobre linguagens de programação, engenharia de software, desenvolvimento web e novas tecnologias.